Conceitos e Definições sobre Desenvolvimento da Linguagem e Libras
Alterações da Fala e Linguagem na Pré-escola: As alterações da fala e da linguagem são as perturbações do desenvolvimento mais frequentemente observadas em crianças em idade pré-escolar, destacando-se como um marco importante no desenvolvimento infantil entre um e dois anos.
Definição de Atraso de Linguagem: O Atraso de Linguagem (ou Atraso Simples de Linguagem) é caracterizado pela aquisição dos marcos linguísticos em uma ordem cronológica normal ou quase normal (semelhante à de crianças mais jovens), mas em um ritmo mais lento ou tardio do que o esperado para a faixa etária da criança.
Natureza da Libras: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de natureza visual-motora (gestual), possuindo uma estrutura gramatical própria, distinta da Língua Portuguesa.
Reconhecimento Legal da Libras no Brasil: A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil em 2002, por meio da Lei nº 10.436.
Status Oficial da Libras: Apesar de ser reconhecida legalmente e ser a primeira língua (L1) da maioria dos surdos, a Libras não é a segunda língua oficial do Brasil. A única língua oficial do país é a Língua Portuguesa (Art. 13 da Constituição Federal).
Educação Bilíngue para Surdos: A educação bilíngue para surdos tem como proposta pedagógica que a Libras seja a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa seja ensinada como segunda língua (L2), prioritariamente na modalidade escrita. O foco na modalidade oral é historicamente associado a outras filosofias (Oralismo).
Referências Bibliográficas para Estudo Aprofundado
O estudo dos temas abordados (desenvolvimento/atraso de linguagem oral e Libras/educação de surdos) pode ser aprofundado com as seguintes referências, divididas por área:
Área 1: Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem Oral
Esta área é tipicamente abordada pela Fonoaudiologia e Linguística, focando na aquisição da língua materna por ouvintes e suas perturbações (como o Atraso de Linguagem).
Limongi, S. C. O.: Seu trabalho, especialmente em publicações como "Fonoaudiologia: Informação para a Formação", é essencial para entender o desenvolvimento normal, as alterações e os distúrbios de linguagem.
Zorzi, Jaime Luiz: Autor de artigos e obras focadas em diagnóstico e prevenção dos Distúrbios de Linguagem na infância, sendo uma referência para a compreensão do Atraso Simples de Linguagem.
Andrade, C. R. F.: Pesquisadora com foco na prevalência e nas desordens idiopáticas da fala e da linguagem em crianças.
Vygotsky, L. S.: Fundamento teórico crucial. Suas obras, como "A Formação Social da Mente" e "Pensamento e Linguagem", oferecem a base para o entendimento da aquisição da linguagem numa perspectiva sociointeracionista.
Área 2: Libras, Linguística e Educação de Surdos (Bilinguismo)
Esta área concentra-se na Libras como língua, na Cultura Surda e na modalidade educacional bilíngue.
Quadros, Ronice Müller de & Karnopp, Lodenir Becker: Duas das maiores referências em Linguística da Língua de Sinais no Brasil. Seus livros, como "Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos", são fundamentais para entender a gramática e a estrutura da Libras.
Quadros, Ronice Müller de: Também importante para a área de educação, com trabalhos sobre "Educação de Surdos: a Aquisição da Linguagem" e o bilinguismo.
Strobel, Karin L.: Essencial para o estudo da Cultura Surda e Identidade Surda. Sua obra "As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda" é um marco na área.
Skliar, Carlos: Sua organização de obras como "A Surdez: Um Olhar Sobre as Diferenças" oferece uma visão filosófica, cultural e sociológica sobre a surdez e suas implicações educacionais.
Sacks, Oliver: Com "Vendo Vozes: Uma Jornada Pelo Mundo dos Surdos", oferece uma perspectiva sobre a experiência de vida e o mundo da comunidade surda.
Legislação: Para o contexto brasileiro, é imprescindível consultar a Lei nº 10.436/2002 (que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão) e o Decreto nº 5.626/2005 (que a regulamentou).
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