Pular para o conteúdo principal

Psicologia da Educação - Fala e Linguagem

 Conceitos e Definições sobre Desenvolvimento da Linguagem e Libras



  1. Alterações da Fala e Linguagem na Pré-escola: As alterações da fala e da linguagem são as perturbações do desenvolvimento mais frequentemente observadas em crianças em idade pré-escolar, destacando-se como um marco importante no desenvolvimento infantil entre um e dois anos.

  2. Definição de Atraso de Linguagem: O Atraso de Linguagem (ou Atraso Simples de Linguagem) é caracterizado pela aquisição dos marcos linguísticos em uma ordem cronológica normal ou quase normal (semelhante à de crianças mais jovens), mas em um ritmo mais lento ou tardio do que o esperado para a faixa etária da criança.

  3. Natureza da Libras: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de natureza visual-motora (gestual), possuindo uma estrutura gramatical própria, distinta da Língua Portuguesa.

  4. Reconhecimento Legal da Libras no Brasil: A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil em 2002, por meio da Lei nº 10.436.

  5. Status Oficial da Libras: Apesar de ser reconhecida legalmente e ser a primeira língua (L1) da maioria dos surdos, a Libras não é a segunda língua oficial do Brasil. A única língua oficial do país é a Língua Portuguesa (Art. 13 da Constituição Federal).

  6. Educação Bilíngue para Surdos: A educação bilíngue para surdos tem como proposta pedagógica que a Libras seja a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa seja ensinada como segunda língua (L2), prioritariamente na modalidade escrita. O foco na modalidade oral é historicamente associado a outras filosofias (Oralismo).


Referências Bibliográficas para Estudo Aprofundado

O estudo dos temas abordados (desenvolvimento/atraso de linguagem oral e Libras/educação de surdos) pode ser aprofundado com as seguintes referências, divididas por área:

Área 1: Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem Oral

Esta área é tipicamente abordada pela Fonoaudiologia e Linguística, focando na aquisição da língua materna por ouvintes e suas perturbações (como o Atraso de Linguagem).

  • Limongi, S. C. O.: Seu trabalho, especialmente em publicações como "Fonoaudiologia: Informação para a Formação", é essencial para entender o desenvolvimento normal, as alterações e os distúrbios de linguagem.

  • Zorzi, Jaime Luiz: Autor de artigos e obras focadas em diagnóstico e prevenção dos Distúrbios de Linguagem na infância, sendo uma referência para a compreensão do Atraso Simples de Linguagem.

  • Andrade, C. R. F.: Pesquisadora com foco na prevalência e nas desordens idiopáticas da fala e da linguagem em crianças.

  • Vygotsky, L. S.: Fundamento teórico crucial. Suas obras, como "A Formação Social da Mente" e "Pensamento e Linguagem", oferecem a base para o entendimento da aquisição da linguagem numa perspectiva sociointeracionista.

Área 2: Libras, Linguística e Educação de Surdos (Bilinguismo)

Esta área concentra-se na Libras como língua, na Cultura Surda e na modalidade educacional bilíngue.

  • Quadros, Ronice Müller de & Karnopp, Lodenir Becker: Duas das maiores referências em Linguística da Língua de Sinais no Brasil. Seus livros, como "Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos", são fundamentais para entender a gramática e a estrutura da Libras.

  • Quadros, Ronice Müller de: Também importante para a área de educação, com trabalhos sobre "Educação de Surdos: a Aquisição da Linguagem" e o bilinguismo.

  • Strobel, Karin L.: Essencial para o estudo da Cultura Surda e Identidade Surda. Sua obra "As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda" é um marco na área.

  • Skliar, Carlos: Sua organização de obras como "A Surdez: Um Olhar Sobre as Diferenças" oferece uma visão filosófica, cultural e sociológica sobre a surdez e suas implicações educacionais.

  • Sacks, Oliver: Com "Vendo Vozes: Uma Jornada Pelo Mundo dos Surdos", oferece uma perspectiva sobre a experiência de vida e o mundo da comunidade surda.

  • Legislação: Para o contexto brasileiro, é imprescindível consultar a Lei nº 10.436/2002 (que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão) e o Decreto nº 5.626/2005 (que a regulamentou).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empilhadeira - Periculosidade e Insalubridade

  As decisões judiciais sobre insalubridade e periculosidade na operação de empilhadeira, especialmente no Tribunal Superior do Trabalho (TST), têm consolidado alguns entendimentos importantes. Periculosidade na Troca de Cilindros de GLP A questão mais frequentemente debatida e com maior número de decisões favoráveis aos trabalhadores é o adicional de periculosidade para operadores de empilhadeira que realizam a troca de cilindros de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) . Risco Habitual e Intermitente: O TST tem reiteradamente reconhecido o direito ao adicional de periculosidade nesses casos. O entendimento consolidado é que a exposição ao GLP, mesmo que por um tempo reduzido (como poucos minutos por jornada, uma ou duas vezes ao dia, ou mesmo a cada dois dias), não afasta o direito ao adicional, desde que seja habitual ou intermitente , e não eventual ou fortuita. Súmula 364 do TST: A jurisprudência se baseia na Súmula nº 364, I, do TST, que estabelece: "Tem direito ao adiciona...

Everton Andrade - Principais Estudos e Formação Acadêmica Profissional

Olá, meu nome é Everton  Tenho como principais objetivos, entender o comportamento humano e ajudar as pessoas em torno de suas características pessoais e necessidades. Cada pessoa é única e complexa! Todos merecem respeito e atenção!

Estudos Científicos - Causas da Depressão

  A depressão é um transtorno mental complexo e multifatorial, o que significa que não existe uma única causa, mas sim uma combinação de fatores que interagem entre si .  Dashboards -  https://g.co/gemini/share/79edfdad2c2f Os estudos científicos mais relevantes apontam para as seguintes áreas: Fatores Genéticos A predisposição genética é um dos componentes mais estudados. Pesquisas com famílias, gêmeos e adotados mostram que há um componente hereditário significativo. Estima-se que cerca de 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão esteja ligada à genética. Isso não significa que ter um histórico familiar de depressão garante o desenvolvimento da doença, mas aumenta a probabilidade. A genética funciona como um fator de risco que pode ou não se manifestar dependendo de outros elementos, como o ambiente e o estilo de vida. Fatores Biológicos e Neuroquímicos Por muitos anos, a teoria do desequilíbrio químico no cérebro, especialmente a deficiência de neurotransmi...