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TATO - PSICOLOGIA

 Em psicologia, o termo tato é utilizado dentro da Análise do Comportamento (AC), uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo das interações entre o organismo e o ambiente. No contexto da AC, tato é um tipo específico de operante verbal, definido como uma resposta verbal (fala, escrita, sinalização, etc.) que é evocada por um estímulo não verbal e é generalizada, ou seja, não é reforçada consistentemente por uma única consequência específica.

         

Para entender o tato, é crucial diferenciá-lo de outros operantes verbais, como o mando (pedido) e o comportamento ecoico (imitação vocal).

Elementos Chave do Tato:

  1. Estímulo Não Verbal Evocativo (Sd): O tato é sempre eliciado por algo que o indivíduo percebe através dos seus sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato, propriocepção). Este estímulo é o que "controla" a resposta tateante. Exemplos:
    • Ver um carro (estímulo visual) pode evocar a resposta verbal "carro".
    • Ouvir um latido (estímulo auditivo) pode evocar a resposta verbal "cachorro".
    • Sentir algo quente (estímulo tátil) pode evocar a resposta verbal "quente".
  2. Resposta Verbal (Rv): É a emissão de uma palavra, frase, sinal ou qualquer outra forma de comunicação verbal pelo indivíduo.
  3. Reforçamento Generalizado (Sr): A resposta tateante é tipicamente reforçada de forma generalizada pela comunidade verbal. Isso significa que a consequência reforçadora não é específica para aquela ocorrência do tato, mas sim uma variedade de reforçadores sociais (aprovação, concordância, atenção, informação, etc.) que tendem a seguir respostas verbais precisas e úteis. Diferente do mando, onde o reforçador é o item ou ação solicitada.

Características Importantes do Tato:

  • Referencial: O tato "refere-se" a algo presente no ambiente do falante.
  • Generalizado: A força do tato não depende de uma motivação específica no momento da emissão (ao contrário do mando, que é controlado por uma operação motivacional). Podemos tatear um objeto mesmo que não tenhamos nenhuma necessidade imediata relacionada a ele.
  • Controlado pelo Estímulo: A precisão do tato é controlada pela correspondência entre a resposta verbal e o estímulo não verbal que a evocou.

Exemplos de Tato:

  • Uma criança vê um pássaro e diz "pássaro". A mãe elogia ("Isso mesmo, é um pássaro!"). O elogio é um reforçador generalizado.
  • Um adulto sente um cheiro agradável e comenta "que perfume bom!". Outra pessoa concorda ("Concordo, está delicioso"). A concordância é um reforçador generalizado.
  • Ao observar um gráfico, um cientista diz "a curva mostra um aumento significativo". A precisão da sua observação pode ser importante para futuras análises e discussões com outros cientistas (reforçadores generalizados).

Desenvolvimento do Tato:

O tato é uma habilidade verbal fundamental que se desenvolve ao longo da vida. Inicialmente, as crianças aprendem a tatear objetos e eventos familiares. Com o tempo, o repertório de tatos se expande para incluir características mais abstratas, sentimentos internos (tatos privados, um tópico mais complexo e debatido na AC), conceitos e relações.



Importância do Tato:

  • Construção de Conhecimento: O tato permite descrever e categorizar o mundo ao nosso redor, facilitando a aprendizagem e a organização do conhecimento.
  • Comunicação e Compartilhamento de Experiências: Através do tato, podemos compartilhar nossas percepções do mundo com os outros.
  • Comportamento Governado por Regras: O tato é essencial para a compreensão e o seguimento de regras, instruções e leis, que são, em grande parte, descrições verbais de contingências ambientais.
  • Pensamento e Linguagem Interna: Alguns analistas do comportamento argumentam que o "pensamento" e a linguagem interna são formas de comportamento verbal encoberto, incluindo tatos privados de eventos internos.

Em resumo, o tato é um operante verbal crucial na Análise do Comportamento, permitindo descrever o mundo através da linguagem e sendo mantido pelas consequências generalizadas fornecidas pela comunidade verbal. É uma habilidade fundamental para a interação social, a aprendizagem e a compreensão do ambiente.

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