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TEORIAS DA APRENDIZAGEM

 As teorias da aprendizagem 

buscam explicar como as pessoas adquirem, modificam e retêm conhecimentos, habilidades, estratégias, crenças e comportamentos. Existem diversas abordagens teóricas, cada uma com seus pressupostos e focos principais. 


As três principais correntes que moldaram o estudo da aprendizagem são:

1. Behaviorismo:

  • Foco: Comportamento observável e o papel do ambiente na aprendizagem.
  • Principais Ideias: A aprendizagem ocorre através de associações entre estímulos e respostas (condicionamento clássico e operante). Reforços e punições moldam o comportamento. Processos internos (mentais) são considerados "caixa preta" e não são o foco de estudo.
  • Principais Teóricos: Ivan Pavlov (condicionamento clássico), B.F. Skinner (condicionamento operante), John B. Watson.
  • Implicações na Educação: Ênfase no controle do ambiente, uso de recompensas e punições, ensino programado, objetivos comportamentais claros.

2. Cognitivismo:

  • Foco: Processos mentais internos envolvidos na aprendizagem, como percepção, atenção, memória, linguagem, resolução de problemas e pensamento.
  • Principais Ideias: A aprendizagem é um processo ativo de construção do conhecimento. O aprendiz seleciona, organiza e integra novas informações com o conhecimento prévio. A mente é vista como um processador ativo de informações.
  • Principais Teóricos: Jean Piaget (desenvolvimento cognitivo), Lev Vygotsky (socioconstrutivismo), David Ausubel (aprendizagem significativa), Jerome Bruner.
  • Implicações na Educação: Consideração do desenvolvimento cognitivo dos alunos, uso de estratégias que promovam a compreensão e a organização do conhecimento, valorização da interação social (Vygotsky), busca por aprendizagem significativa (Ausubel).

3. Construtivismo:

  • Foco: O papel ativo do aprendiz na construção do seu próprio conhecimento e significado a partir de suas experiências.
  • Principais Ideias: O conhecimento não é passivamente recebido, mas ativamente construído pela mente do aprendiz ao interagir com o mundo. A aprendizagem é um processo pessoal e único, influenciado pelas experiências prévias, crenças e contexto social.
  • Principais Teóricos: Jean Piaget (ênfase na construção individual), Lev Vygotsky (ênfase na construção social do conhecimento). Embora haja nuances entre os dois, ambos são considerados construtivistas.
  • Implicações na Educação: Ênfase na atividade do aluno, na resolução de problemas, no trabalho colaborativo, na exploração e descoberta, na consideração das diferentes perspectivas e na reflexão sobre o próprio aprendizado.





É importante notar que essas teorias não são mutuamente exclusivas e, muitas vezes, uma abordagem educacional eficaz pode integrar princípios de diferentes teorias, dependendo dos objetivos de aprendizagem, das características dos alunos e do contexto de ensino. Além dessas três principais, outras teorias e abordagens também contribuem para a compreensão da aprendizagem em psicologia, como o humanismo (com foco na experiência subjetiva e no potencial de crescimento pessoal) e o conectivismo (que considera o papel da tecnologia e das redes na aprendizagem).


Principais Correntes Teóricas:

1. Behaviorismo:

  • Condicionamento Clássico (Pavlov): Aprendizagem por associação entre estímulos.
  • Condicionamento Operante (Skinner): Aprendizagem através de reforços e punições.
  • Conexionismo (Thorndike): Aprendizagem por tentativa e erro, com a formação de conexões estímulo-resposta.
  • Behaviorismo Metodológico (Watson): Ênfase no comportamento observável e no papel do ambiente.
  • Teoria da Contiguidade (Guthrie): A aprendizagem ocorre por associação de estímulos e respostas que ocorrem juntos no tempo.

2. Cognitivismo:

  • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo (Piaget): A aprendizagem ocorre através da adaptação (assimilação e acomodação) e da organização das estruturas mentais em estágios de desenvolvimento.
  • Teoria Sociocultural (Vygotsky): A aprendizagem é um processo social e culturalmente mediado, com destaque para a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e o papel da interação social.
  • Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel): A nova informação é aprendida quando se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva com o conhecimento prévio do aprendiz.
  • Teoria da Aprendizagem por Descoberta (Bruner): A aprendizagem é mais eficaz quando o aluno descobre os princípios por si mesmo.
  • Teoria do Processamento da Informação: A mente é comparada a um computador, com processos de entrada, armazenamento e recuperação da informação.
  • Teoria da Carga Cognitiva (Sweller): Considera as limitações da memória de trabalho e busca otimizar a instrução para reduzir a carga cognitiva.
  • Teoria da Flexibilidade Cognitiva (Spiro): Enfatiza a importância de apresentar o conhecimento de múltiplas maneiras para promover a transferência em contextos complexos.
  • Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner): Propõe diferentes tipos de inteligência, influenciando a forma como as pessoas aprendem e demonstram suas habilidades.

3. Construtivismo:

  • Construtivismo Radical (von Glasersfeld): O conhecimento é construído individualmente e não reflete uma realidade externa.
  • Construtivismo Social (Vygotsky e outros): O conhecimento é construído socialmente através da interação e colaboração.

Outras Teorias e Abordagens Relevantes:

  • Humanismo (Rogers, Maslow): Foca no potencial humano, na auto-realização e na importância da experiência subjetiva e do afeto na aprendizagem.
  • Aprendizagem Social (Bandura): A aprendizagem ocorre através da observação, imitação e modelagem do comportamento de outros, com papel importante dos processos cognitivos.
  • Conectivismo (Siemens, Downes): Teoria da aprendizagem para a era digital, que enfatiza o papel das redes, da tecnologia e da informação distribuída na aprendizagem.
  • Andragogia (Knowles): Teoria da aprendizagem de adultos, com foco na autonomia, experiência prévia e relevância da aprendizagem para suas vidas.
  • Aprendizagem Experiencial (Kolb): A aprendizagem ocorre através de um ciclo de experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa.
  • Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan): A motivação intrínseca e a satisfação das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento) são cruciais para a aprendizagem e o bem-estar.
  • Gestaltismo: Enfatiza a percepção como um todo organizado e como a mente estrutura as informações para criar significado.

Everton Andrade
Professor e Psicanalista
Whatsapp: 13-99669-7888

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